Dentre todos os ensinamentos do mundo, o mais valioso é aquele que pulsa do ventre materno
Educar é, antes de mais nada, um ato de amor. Não há sentimento mais sublime e verdadeiro que o amor de mãe. A formação dos filhos é tão relevante quanto qualquer outra vitória como o primeiro passo, as conquistas pessoais e os sonhos realizados.
Para a criança, os pais são as grandes referências em todo ponto de sua formação. O papel da mãe é essencial nesse universo. Muitas são as mães que têm se demorado em planos e projetos na construção de um futuro melhor para seus filhos. Educar é uma tarefa complexa e, para desempenhar bem este papel, é preciso muito além de preparo, é necessário afeto, compreensão e amor.
Para as mães, na maioria das vezes, a única bagagem é sua própria experiência com os filhos. A sensibilidade e o propósito de repetir tudo de bom da educação que recebeu se tornam as grandes metas. Não existe receita para a maternidade, mas há atitudes educativas que podem facilitar o bom desenvolvimento psicológico e emocional da criança.
A evolução dos papéis familiares na educação
Que maravilha, para a mulher, chegar ao futuro com tanto poder. É por conta dessa representação que o papel da mãe se torna cada vez mais complexo e digno de admiração. É sabido que as responsabilidades familiares se tornaram múltiplas com o tempo e a evolução natural da sociedade. Não haveria de ser mais incrível para a mulher que também é mãe: toda fase do desenvolvimento da criança precisa ser compreendida e respeitada, uma vez que cada etapa serve de base para a próxima. Por isso, é necessário estar cada vez mais preparados para as novas realidades, os avanços das descobertas sobre o aprendizado que, sabe-se hoje, é muito pautado em aspectos não cognitivos, como a perseverança, o otimismo e a curiosidade — pontos muito bem estimulados pelas mães desde a primeira infância.
Esse processo tem bastante impacto na criança que percebe, desde cedo, que somos indivíduos capazes realizar muitas coisas. Sempre regidos pelo respeito e pela sensibilidade de quem ela mais confia, a pessoa que lhe concedeu o dom de viver.
Que cada mãe possa ter um dia feliz com as pessoas que fazem do seu mundo o melhor de todos!